Pular para o conteúdo principal
Alunas, alunos e professores durante o V Workshop Lepetro-Pospetro

V Workshop Lepetro-Pospetro reúne profissionais da área de Petróleo e Meio Ambiente

Alunas, alunos e professores presentes durante o V Workshop Lepetro-Pospetro. Foto: Salete Maso
Alunas, alunos e professores durante o V Workshop Lepetro-Pospetro

 

Salvador, 22/02/2019

Por Salete Maso

 

O V Workshop Lepetro - Pospetro aconteceu de 18 a 20 de fevereiro de 2019, no Instituto de Geociências (Igeo), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e contou com 72 apresentações de alunas e alunos da graduação, mestrado e doutorado. Os temas do Workshop foram divididos nas seguintes sessões: Sistemas Petrolíferos, Biorremediação e Biotecnologia, Geoquímica Ambiental, Biorremediação e Biotecnologia, além de Química Analítica.

 

O evento foi desenvolvido a partir da parceria estabelecida entre o Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (Pospetro) e o Lepetro, e tem por objetivos: permitir aos alunos do Pospetro e de Iniciação Científica (IC) a divulgação e discussão de seus trabalhos; preparar os alunos para apresentações relacionadas às suas áreas de pesquisas em eventos diversos; além de possibilitar a capacitação da equipe do Lepetro/Pospetro, inclusive no tocante ao aprofundamento do conhecimento relativo às normas laboratoriais, a exemplo da ISO 17025. O intuito foi o de promover um amplo debate técnico-científico-tecnológico entre esses grupos que, juntos, desenvolvem projetos dentro da linha de pesquisa da Geoquímica Ambiental e do Petróleo, além de estudos concernentes à biorremediação de áreas impactadas por atividade petrolíferas.

 

O laboratório Lepetro foi criado em 2006, em função da necessidade de expansão das atividades de Grupos de Pesquisa responsáveis pelo desenvolvimento da Rede de Recuperação de Áreas Impactadas por Atividades Petrolíferas (Recupetro). Esse complexo laboratorial se destaca na Região Nordeste do Brasil, e notadamente no Estado da Bahia, por se constituir no primeiro parque analítico altamente especializado e instrumentalizado, instalado fora da indústria do petróleo.

Banca de avaliação durante V Workshop Lepetro-Pospetro
Professores avaliam os projetos apresentados pelos alunos

Karina Garcia, Coordenadora Geral do Lepetro, explica que o Workshop reúne os alunos de graduação e de pós-graduação dos cursos de Geologia, Oceanografia, Geografia, Química e Biologia, o que propicia um caráter interdisciplinar ao evento. Todos os acadêmicos que trabalham tanto no laboratório como os que desenvolvem pesquisas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação têm a oportunidade trocar experiências e levantar discussões relevantes sobre suas investigações científicas, gerando melhorias nas metodologias e avanços tecnológicos no âmbito dos projetos. “Ao longo desses cinco anos, para os alunos que já participaram de outros workshops, é nítido o ganho de maturidade, tanto na segurança durante a apresentação quanto na qualidade dos dados apresentados. Os alunos evoluem muito com o passar dos anos”, destacou Karina.

Tarley Almeida durante apresentação

Para Tarley Almeida, estudante de Engenharia Química da UNIFACS, que se apresentou pela primeira vez em um workshop, é uma oportunidade singular passar pela experiência de mostrar um projeto de sua autoria, o que faz com que seus objetivos e sua visão de mundo acadêmico-científico se ampliem: “aprendemos quando defendemos nossas ideias”, destacou. Tarley apresentou o projeto “Potencial geração de biopolímero através de microalgas cultivadas em água residual”, que busca trazer uma nova alternativa para a produção de polímeros, já que essas macromoléculas têm um longo tempo de degradabilidade, trazendo inúmeros problemas para o meio ambiente quando descartadas de forma inadequada.

 

Para Lavignie Domiense, que cursa o quinto semestre de Farmácia e desenvolve projetos na unidade de Geomicrobiologia Molecular, do Lepetro, participar do V Workshop é o momento de mostrar uma parte do seu trabalho desenvolvido no laboratório já que o preparo para a apresentação durante o evento, ensina como se desenvolver para outros desafios que ela enfrentará quando estiver no mestrado e doutorado. “É um passo que a gente dá para o nosso crescimento”, completa. Nesse momento, Lavignie desenvolve extração de DNA, juntamente com outros estudantes e pesquisadores, dentro do complexo laboratorial Lepetro.

 

Segundo Karina Garcia, a troca de experiência é o catalizador mais importante para o Lepetro organizar o Workshop todos os anos. “Como base, temos a pesquisa. Não adianta ficarmos presos às questões administrativas no laboratório, sem termos uma visão geral do que todos os nossos alunos estão fazendo. Muitas vezes um aluno de graduação está ao lado de um mestrando ou doutorando, sem saber no que eles estão trabalhando. Reunir os trabalhos durante o V Workshop Lepetro-Pospetro é oportunizar essa troca de experiências, onde um poderá contribuir no trabalho do outro. Essa relação que se consolida durante o evento, percebemos ao longo do ano”, completa.

Fotos: Salete Maso