Pular para o conteúdo principal
UFBA sedia reunião do projeto Darwin200

UFBA sedia reunião sobre o projeto Darwin200

Na última terça-feira (09/05) aconteceu na Universidade Federal da Bahia (UFBA) a reunião para discutir os pontos principais do Projeto Darwin200. O projeto é uma iniciativa global de conservação que tem como objetivo transformar o mundo para melhor. Estavam presentes na reunião representantes da UFBA, como a Profa. Olivia Oliveira, Coordenadora de Pesquisa da PRPPG/UFBA; o Prof. Antônio Queiroz, Coordenador do LEPETRO/IGEO; a Profa. Simone Moraes, Vice-Coordenadora do POSPETRO/IGEO; o Prof. Fábio Chinalia, Professor/Pesquisador do ICS/UFBA; e o Pesquisador Aristides Pavani, também do POSPETRO. Além deles, também o Dr. Stuart McPherson, Líder do Projeto Darwin200 e o Dr. Charles Kent, Consultor/Gerente do Projeto, participaram da reunião.

 

O projeto Darwin200 tem três objetivos principais:

 

1 – Empoderar: treinar jovens líderes de elite do Darwin, um(a) de cada um dos 200 países ao redor do mundo. Esses(as) jovens conservacionistas se tornarão os líderes ambientais de amanhã.

 

2 – Inspirar: criar a sala de aula mais empolgante do mundo, para reconectar o público global com a natureza, ciência e conservação.

 

3 – Resolver: realizar projetos de pesquisa de ciência cidadã abordando muitos dos problemas ambientais mais críticos do mundo, para envolver o público global em soluções práticas.

 

O projeto vem se realizando através de uma expedição de dois anos, no veleiro Oosterschelde, que simboliza aventura, descoberta e emoção, ao revisitar portos que foram conhecidos por Darwin há dois séculos. A expedição Darwin200 envolverá 200 jovens cientistas conhecidos como Darwin Leaders escolhidos entre jovens de todo o mundo para um programa de treinamento transformador para adquirir as habilidades necessárias para uma vida inteira de trabalho na área de conservação. Na Bahia, a UFBA será a instituição que acompanhará esses jovens.

 

UFBA sedia reunião do projeto Darwin200