Pesquisadores do IGEO/UFBA participaram de seminário em navio laboratório TARA no último dia 14
Nesta quinta-feira (14/10) aconteceu o seminário “Baía de Todos os Santos para o Oceano Atlântico: Desafios do século 21” com a participação de pesquisadores do Instituto de Geociências da UFBA. O evento ocorreu no Hub Salvadora (Av. da França, 393 -2º andar – Comércio, Salvador), das 9 às 12h, e foi feito em alusão à passagem do veleiro de pesquisa Tara Océan em Salvador.
Dentre os pesquisadores do IGEO/UFBA que participaram do evento estavam os professores Antônio Fernando de Souza Queiroz e Ícaro Thiago Andrade Moreira, que abordaram o tema “Manguezais da Baía de Todos os Santos – Busca pela Conservação e pelo Conhecimento da Inovação”. O prof.º Igor Cristino Silva Cruz (IGEO/UFBA) e a prof.ª Tatiane Combi (UFBA) também participaram, abordando os temas “Estabilidade dos Recifes da Baía de Todos os Sanots aos Impactos Crônicos e Agudos” e “Poluição marinha: riscos e desafios para um desenvolvimento sustentável”, respectivamente. Além disso, o evento foi aberto pela diretora do IGEO/UFBA, a Prof.ª Dra. Olívia Oliveira.
A missão da Tara Océan faz parte do programa internacional de pesquisa AtlantECO, que conta com 36 institutos parceiros de 13 países, incluindo o Brasil. Durante quase dois anos, o navio laboratório Tara percorrerá 70 mil quilômetros no Atlântico Sul, ao longo das costas da América do Sul e da África. A expedição ficou em Salvador entre os dias 10 e 14 de outubro, e após esse período partiu com destino ao Rio de Janeiro.